Quem passa pelo Largo do Rosário, localizado no centro histórico do bairro Penha de França, logo vê uma pequena Igreja de cor azul e branca, cores que remetem a um dos padroeiros da Igreja que é Nossa Senhora do Rosário.
Esta por ter sido erguida por uma Irmandade constituída por negros escravos e forros devotos dessa Santa passou a se chamar Igreja de Nossa Senhora do Rosário da Irmandade dos Homens Pretos da Freguesia da Penha de França, a data de sua provável construção deve se situar na segunda metade do século XVIII.
Este patrimônio histórico reconhecido desde 1982 pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico do Estado) como bem de importância histórica do Estado de São Paulo, encontra-se atualmente necessitando de cuidados para a sua preservação com as paredes pichadas, pontos de umidade e a antiga pintura feita há muitos anos está precisando ser refeita.
Em médio e longo prazo é necessário viabilizar um projeto de restauro, mas enquanto este projeto não vem a Comissão dos Festejos do Rosário que, realizará em junho deste ano a 14º Festa do Rosário, está articulando uma campanha para limpeza externa da Igreja já autorizada pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo).
A Comissão do Rosário é um grupo comunitário existente desde 2002 no bairro que tem entre seus objetivos a divulgação da importância da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos quanto bem cultural e testemunho da presença do negro no município. Composta atualmente por moradores, representantes de coletivos artísticos, movimentos culturais e de pastorais afro, que regularmente participam das reuniões de trabalho e estão compromissadas com a promoção da cultura afro-brasileira para além do bairro.
Você que está lendo este texto e caso tenha interesse em ajudar nesta ação entre em contato através do e-mail: largodorosario.penha@gmail.com ou do telefone: 2306-3369 – Movimento Cultural Penha, e veja como você também pode ajudar a preservar este patrimônio importante para o bairro da Penha e para a cidade de São Paulo.
Mais informações: www.largodorosario.blogspot.com.br
Doações: Banco do Brasil Ag. 6835-7 / Conta Poupança 7.696-1 / Variação 51, representantes financeiros: Francisca Sanchez e Altair dos Santos.
Julio Cesar J. Marcelino
Articulador social do Movimento Cultural Penha e membro da Comissão de Festa do Rosário
Crédito das fotos:
1- Foto de 1973, autor não identificado, Acervo do CONDEPHAAT;
2- Foto de 2015, Acervo Movimento Cultural Penha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário