Continuando as atividades da 17ª Festa do Rosário, a segunda semana dos festejos começou com o Workshop sobre estética capilar, cuidados com os cabelos com a consultora em beleza afro-brasileira Marlei Madalena e uso dos turbantes e acessórios com Solange de Campos no dia 6 de junho no Centro Cultural da Penha. Ainda em fase experimental o workshop reuniu várias interessadas em conhecer melhor seus próprios cabelos de forma simples com enfoque não nos produtos de mercado, mas sim no conhecimento das características do cabelo natural, seja os de raízes mais fechadas ou mais abertas. Solange trouxe a importância das amarrações nas produções e estimulou que as participantes criassem seu próprio turbante.
Já no dia 7 de junho, no Teatro Martins Penna estreou a Mostra Raízes da Música Brasileira, projeto que tem a curadoria de Bruno Baronetti que exibiu o documentário "Seu Minervino e a Viola Caipira" Dir. Pedro Dacosta Lyra (2005). O documentário apresentou o trabalho complexo e fascinante de luthier do senhor Minervino de São Francisco - MG, que mantêm viva o conhecimento da construção de violas caipiras e rabecas, referência no Brasil inteiro. Em seguida houve a apresentação do grupo “O SOM DAS DEZ”, com participação especial de Escurinho (Banda do Programa Viola Minha Viola da TV Cultura). O grupo com trio de violas caipiras mesclou canções autorais com clássicos da música brasileira.
Sexta-feira, dia 8 de junho, foi a vez do povo cair no samba com a Comunidade Roda de Samba do Largo do Rosário, se apresentando no Teatro Flávio Império, Cangaíba. O grupo apresentou repertório conhecido de músicas autorais ganhadoras do projeto Samba do Mês e animou o público com sambas consagrados fechando a noite com "Filhos de Zumbi", música dos compositores Ademir da Silva, Jayme Trigueiro e Luciano Ribeiro.
Fotos de Altair, Carlos Eduardo e Patricia Freire
O arraial acabou! é mentira! é parafraseando as frases que animam as quadrilhas das festas juninas que destacamos a atividade do Balé Popular Cordão da Terra com a apresentação do espetáculo "Casamento Caipira" reunindo as linguagens do teatro, do ritmo da Catira paulista e a da quadrilha típica junina. A atividade ocorreu no sábado dia 9 de junho na escola pública estadual Santos Dumont, escola centenária do bairro da Penha, que anualmente desenvolve a Festa Junina com a comunidade escolar. A iniciativa de realizar festas juninas são cada vez mais raras em escolas públicas da periferia de São Paulo, sendo a festa da Escola Santos Dumont uma resistência da cultura popular caipira paulista, mesmo entremeada por outras referências estéticas ou temáticas como o country e o tema da copa do mundo de futebol. Assim a apresentação do Balé Popular Cordão da Terra trouxe ao público presente a oportunidade de brincar os festejos juninos de forma lúdica, dinâmica e com muita troca entre pais e filhos. Confira as fotos:
Fotos Nayara Rodrigues
E para fechar com chave de ouro tivemos a apresentação das Pastoras do Rosário na Comedoria do SESC Belenzinho. As Pastoras do Rosário trouxeram toda sua beleza e axé com repertório de músicas de Maria Carolina de Jesus, Dona Ivone Lara, Renato e Ronaldo Gama e Tita Reis. Acompanhadas dos músicos: Jhony Guima, Giba Santana Jet, Katatal Felipe, Ronaldo Gama, Leo Carvalho, Si Sa Medeiros e com participação especial de Carol Nascimento e Tita Reis.
Fotos: Júnior Pacheco
#FomentoCulturaDaPeriferiaEd1
Nenhum comentário:
Postar um comentário