quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Memórias Herdadas


 

Cartografia de núcleos familiares negros da Penha

No mês da Consciência Negra o Movimento Cultural Penha traz para o Centro Cultural Penha a exposição “Memórias Herdadas”.

A exposição é um convite para o público refletir sobre a história de 12 núcleos familiares da região Penha, cujos antepassados vieram para “construir suas vidas”, vindos de diferentes contextos e lugares do Brasil a partir do final do século XIX. Aqui suas memórias se entrelaçam com a história da formação dos bairros do Cangaíba, Vila Dalila, Penha de França e Vila Nhocuné e nos permite pensar outras perspectivas de leituras desses territórios.

Com vínculos construídos através de parentescos consanguíneos, laços de afeto ou ainda por consciência de grupo, todas as famílias pesquisadas desenvolveram redes de solidariedade e cooperação, espaços de sociabilidade, devoção, organização econômica e proteção como a Comunidade do Rosário.

A Comunidade do Rosário exercita na prática a herança dos valores civilizatórios afro brasileiros e tem se tornado a família ampliada dos que vêm se somando há quase 20 anos às atividades culturais e religiosas desenvolvidas, a partir de um importante patrimônio material erguido pela antiga Irmandade do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França datada do século XVIII.

A exposição reúne documentos de arquivos particulares das famílias e registros recentes das ações culturais no Largo e Igreja do Rosário da Penha, as quais os núcleos familiares pesquisados são frequentadores e protagonistas.

Ficha técnica


Produção e pesquisa: Júlio Cesar J Marcelino, Maurício Dias Duarte e Vanderson Satiro

Montagem e expografia: Bianca da Silva Pereira, Ivanildo H. da Silva Junior

e Patrícia Freire de Almeida 

Designer: Andréia Freire de Almeida

Fotos da Comunidade do Rosário: Vanderson Satiro e Douglas de Campos



Nenhum comentário: