domingo, 4 de maio de 2008

Festa do Rosário - junho


O que é a Festa da Igreja do Largo do Rosário?

O Largo do Rosário abriga a igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, construída por escravos e reconhecida oficialmente em 1802. Constitui-se como patrimônio histórico tombado pelo município (Conpresp) e pelo estado (Condephaat), sendo uma das igrejas mais antigas, construídas por irmandades de pretos, na cidade de São Paulo e em Guarulhos, esta é a única que mantém sua construção original.
Próximo de completar duzentos anos da Igreja do Rosário, formou-se na Penha um grupo de pessoas representativas da sociedade civil, que organizadas em comissão promoveram um evento de reflexão e sensibilização sobre a importância do patrimônio, chamada “Festa dos 200 anos”, em junho de 2.002, que contou com o apoio e participação de organismos públicos, privados, organizações civis e cidadãos comuns.
Atualmente a festa esta inserida ao calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo (10/05/2007), e conta na sua 8ª edição/2009 com uma programação religiosa e cultural.

2 comentários:

Altair disse...

Esta festa tinha que entrar para o calendário nacional. Temos que conseguir divulgá-la por todos os meios de comunicação. Esta festa é muito bonita.

Anônimo disse...

Mito bom o blog, há muitas informações sobrea a igreja,eu faço história e o meu grupo na faculdade fizemos um blog sobre as igrejas da Penha. O endereço é: www.duasigrejas.zip.net, se vcs colocarem algum comentario sobre o nosso blog seria muito legal. Obrigada.