terça-feira, 27 de setembro de 2016

Participações especiais do Rosário marcam o último sábado de setembro.


No dia 24 de setembro o Rosário teve importantes atividades dentro e fora do território da Penha:

Tivemos a participação de Marlei Madalena da Boa Morte integrando a mesa das comemorações do II Encontro: "As Irmandades de N Sra do Rosário dos Homens Pretos do Largo do Paissandú e do Largo da Penha (Fé e Resistência) representando a Comissão do Rosário no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.
O encontro contou com presença da presidenta do Instituto, Nelly Martins Ferreira Candeias, e a participação de Cristiane Carbone, artista plástica que trouxe duas pinturas retratando as duas construções da Igreja N Sra do Rosário dos Homens Pretos da região central de São Paulo em momentos diferentes. 
O encontro foi coordenado pela Profª Drª Antônia Aparecida Quintão e representou uma importante apropriação do espaço do IHGSP com a temática ligada a história da população negra na cidade de São Paulo. O evento referendou também as ações relacionadas a Década Internacional dos Afrodescendentes, 2015 - 2024 proclamada pela Assembléia Geral da ONU com o tema: “reconhecimento, justiça e desenvolvimento”, saiba mais: http://decada-afro-onu.org/index.shtml.




No mesmo dia a Comunidade Roda de Samba do Largo do Rosário realizou mais um evento no Largo do Rosário, com a especial participação do Balé Popular Cordão da Terra. Tivemos também a realização do "Projeto Samba do Mês" com a temática "Lei do Ventre livre". 
Mesmo diante de uma temática bastante complexa, tivemos dois sambas representativos de Jorge E. e Jorge Chocolate. Segue samba escolhido pelo público e jurados:

SAMBA 02
COMPOSITOR : JORGE CHOCOLATE

ROSALINA QUEM ME CONTOU
QUE NAS BANDAS DE MINAS GERAIS
NO BATIZADO DE SEU AMOR
FOI DECRETADO A LEI DO VENTRE LIVRE, Ó SENHOR

OÔOOOOO, AI O NEGRO SE LIBERTOU
OÔOOOOO, AI O NEGRO SE LIBERTOU

TRABALHAVA NA ENXADA
AVE MARIA!
TRABALHAVA NOITE E DIA
AVE MARIA!
PRA AJUNTAR UM BOM TROCADO
AVE MARIA
PRA COMPRAR SUA ALFORRIA.
AVE MARIA
TRABALHAVA NA ENXADA
AVE MARIA!
TRABALHAVA NOITE E DIA
AVE MARIA!
FOI NA IGREJA DO ROSÁRIO
AVE MARIA!
QUE SE FEZ A ROMARIA.
AVE MARIA!








  


Parabéns a todos que participaram e contribuíram com as atividades do Rosário!!!
Fotos: Osmar Moura 

Nenhum comentário: