segunda-feira, 20 de novembro de 2017

As cores da felicidade


Escolhido por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares em 1695, o dia 20 de novembro é dedicado à reflexão sobre a inserção da população negra na sociedade brasileira contemporânea. 

Certamente ainda não temos grandes motivos para comemorar, e um simples olhar para o cotidiano já revela a desigualdade social. Contudo, nossos ancestrais reservaram inúmeros monumentos para nos recordar de sua coragem, nos estimulando a permanecer fortes enquanto vivermos. Um destes testemunhos ainda resiste bravamente no bairro da Penha: a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França.

Fruto da Irmandade de negros escravizados estabelecida nesta região desde 1755, o edifício construído a partir de 1802 é uma herança daqueles negros deixada para nós, seus filhos! Por mais que o tempo tenha gerado seus efeitos sobre o patrimônio tombado, ele continua ali, forte, ainda que erguido com paredes de um material aparentemente frágil como o barro, disposto a acolher todos os que chegam precisando de acolhimento. Quanta sabedoria, criar um espaço cuja grandiosidade pode ser vista com os olhos e o coração! 

Embora sejamos alguns, nós da Comunidade não temos condições de abraçar e sorrir a todos os negros que ainda resistem bravamente em suas lutas diárias! Contudo podemos mentalizar para que a força dos ancestrais que viveram na Penha do século XVIII possam despertar coragem, sabedoria, fé, a fim de que este dia 20 seja capaz de renovar a missão primeira de cada negro: ser feliz!

A você homenageado de hoje, orgulhoso de ter a cor do grande Zumbi, receba nosso maior abraço e nosso melhor sorriso: o negro! Salve o povo negro! Salve São Benedito! Salve Zumbi!

Por Fabrício Forganes Santos


Fotos: Osmar Moura

Nenhum comentário: