quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

A história do nascimento de um Cordão de Carnaval


O primeiro domingo de fevereiro viu desfilar pelas ruas da Penha de França a história de uma mulher negra cantada com entusiasmo pelos devotos, amigos e integrantes da Comunidade do Rosário. A alegria, marca registrada dos fiéis das celebrações de atabaques, encontrou lugar no bloco penhense que resgatou a tradição dos antigos carnavais de rua, contagiando todo o bairro e arrastando vários foliões durante a apresentação do Cordão da Dona Micaela.


Após a celebração realizada como sempre no primeiro domingo de cada mês, os foliões animados se concentraram no largo em frente à Igreja, portando fantasias em cores alegres e ensaiando as músicas elaboradas pelos compositores J. E. Tico, Renato Gama, Ronaldo Gama, Mariana Per e Tita Reis exclusivamente para o Cordão. Antes de iniciar o desfile, houve a representação da parteira homenageada pelo bloco pela atriz Edi Cardozo e o nascimento simbólico deste nosso “filho”, o Cordão de Dona Micaela que veio ao mundo aos olhos atentos dos foliões. O pavilhão ao sair das portas da Igreja, foi dado a porta-estandarte Claudia Adão e teve início o desfile.


Por onde passava o Cordão da Dona Micaela, os moradores acenavam e vinham a janela olhar o desfile, surpresos e animados por verem ressurgir um carnaval com as tradições penhenses. Muitos foram os que largaram seus afazeres e entraram na folia, aprendendo as músicas do cordão e, consequentemente, entrando em contato com a história de uma mulher negra cuja importância lhe rendeu o nome de uma praça no bairro. O cortejo teve seu desfecho na praça Dona Micaela, e ali os ritmistas fizeram várias evoluções animados pelos foliões que entoavam  marchinhas famosas do carnaval.



O nascimento do Cordão da Dona Micaela foi assim: teve alegria, folia, festa, canto, bateria e samba no pé... A seguir algumas imagens de Sérgio Cruz deste desfile, para matar a saudade dos que estiveram no nosso carnaval e deixar quem não esteve, louco para comemorar conosco o primeiro aniversário de nosso bebê!







Texto: Fabrício Forg
Edição: Patricia Freire

Para ver o álbum completo de Sérgio Cruz:

#FomentoCulturaDaPeriferiaEd1

Nenhum comentário: