terça-feira, 14 de junho de 2016

Levantamento do Mastro, abertura dos Festejos

Depois de duas semanas de incessante chuva, chegamos no domingo de abertura dos festejos.
No dia 5 de junho tivemos a tradicional Celebração Afro-brasileira do Rosário, conduzida pela Comissão do Rosário, da qual destacamos o Celebrante José Morelli, o mestre de cerimônia Carlos Casemiro e o líder e intérprete do grupo musical de "liturgia dos atabaques" Sérgio Oliveira. Tivemos participação especial da Pastoral Afro Jesus Adolescente, nossa Salmista Marlei Madalena da Boa Morte, Família Oliveira Estevam do Cangaíba, Tia Tereza e a coordenação de Selma Casemiro.
Segue abaixo as fotos do fotógrafo Osmar Moura que captou através de suas lentes importantes momentos da cerimônia e do levantamento do mastro. 
O levantamento do mastro é um símbolo de grande importância para as manifestações culturais tradicionais vivas, pois é a materialização da palavra "religião": religare, religar, representando a união entre a Terra e o Céu, vivos e mortos, corpo e alma. O mastro também é uma forte imagem da relação do homem com a natureza, e da "fertilização" projetada nos desejos, pedidos e sonhos depositados ao pé do mastro. 
O mastro traz no alto as imagens dos padroeiros da Igreja: Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito marcando o inicio da Festa. O levantamento contou com a presença da Congada Rosa de Atibaia, da Congada Jesus Adolescente (Capitão Wagner Silva), do Padre Henúbio e de representantes da Comunidade Roda de Samba do Largo do Rosário.
Agradecemos a todos os participantes, em especial, aos que doaram mantimentos, aos que cederam equipamentos, aos que doaram tempo e trabalho para o preparo do café-da-manhã dos grupos convidados e para produção artística e litúrgica.





























Nenhum comentário: