terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Nasceu uma criança linda!!! Cordão da Dona Micaela 2019



O Cordão Carnavalesco Dona Micaela pelo segundo ano sai as ruas do bairro da Penha, zona leste de São Paulo durante o Carnaval de rua 2019. 
A saída ocorreu em 24 de fevereiro envolvendo a comunidade do bairro, amigos e integrantes dos coletivos: Comunidade do Rosário dos Homens Pretos da Penha, Sá Menina Produções e Movimento Cultural Penha. 
Além de um domingo ensolarado o Cordão ganhou de presente também a presença da bisneta da Dona Micaela: Dona Domingas das Dores Feliciano acompanhada de sua sobrinha Vilma Paula Barbosa e família, conectando o Cordão com a ancestralidade da homenageada. 
Um dia emocionante com estréia de percurso novo pelo bairro, novos tambores confeccionados pelo mestre Doca de Carmo do Cajuru - MG, músicas novas compostas por J. E. Tico, Ronaldo Gama e Renato Gama e o casal de dindos Luzia Rosa e Almir Rosa.
O Cordão abriu seus trabalhos com a forte performance de Edi Cardoso que encenou aos pés da Igreja do Rosário o nascimento de uma criança simbolizando a luta pelo parto humanizado. 
Em seguida a bateria Batucaela comandada pelo mestre Renato Gama foi benzida pelas tradicionais baianas Lara de Jesus e Solange "Majestade Sol".
O Cordão da Dona Micaela é uma ação cultural e política que vai além da folia e reflete sobre a valorização da vida, o cuidado com as crianças e mulheres gestantes, e o respeito aos conhecimentos tradicionais africanos e indígenas.

Agradecemos o apoio do Centro Cultural da Penha, Subprefeitura da Penha, CET, Polícia Militar, Ops Propagandas e Eventos, Guia Penha Online, Diarinho da Penha e Rádio Brasil de Fato.
Agradecimento especial também a Érica Catarina, Cassandra Mello, Grupo Ururay e Sem Cortes Filmes.

Confira as fotos de Douglas de Campos





















Um comentário:

Maria de Fatima Morars dos Santos disse...

Eu toda Micaela no Cordão da Micaela
Que honra bem pertinho da neta da Dona Micaela e da linda baiana gratidão 🤝🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾❤❤❤💋💋💋💃🤱